Professores e Estagiários elevam competências para promover uma Educação Inclusiva.
![](https://static.wixstatic.com/media/08f773_a79eb825815d431383c5e89300f01aea~mv2.png/v1/fill/w_49,h_36,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/08f773_a79eb825815d431383c5e89300f01aea~mv2.png)
Como iniciativa do SOE, o objetivo foi aprofundar o entendimento sobre transtornos neurológicos e psicológicos que afetam o aprendizado dos alunos. Palestrantes especializados, como Elias Dantas e a neuropsicóloga Dra. Vanessa Cruz, guiaram os participantes em discussões sobre Transtornos do Espectro Autista (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL), entre outros.
Aprendizados para a Prática Educacional
Os participantes adquiriram uma compreensão mais profunda das necessidades e desafios enfrentados por alunos com diferentes condições neuropsicológicas, promovendo uma abordagem mais empática e personalizada no ensino.
Foram discutidas e compartilhadas estratégias pedagógicas adaptativas para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos, visando proporcionar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor.
![](https://static.wixstatic.com/media/08f773_25c40a5f8b1e4c1b9c546c4d5ab7899a~mv2.jpg/v1/fill/w_147,h_97,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/08f773_25c40a5f8b1e4c1b9c546c4d5ab7899a~mv2.jpg)
A semana de formação também incentivou a colaboração entre os membros da equipe, fortalecendo o planejamento conjunto de atividades educacionais futuras, como a colônia de férias. Este planejamento visa garantir um ambiente seguro e enriquecedor durante o período de recesso.
Impacto no Processo de Aprendizagem dos Alunos
O impacto dessa formação será sentido diretamente no processo de aprendizagem dos alunos, com uma abordagem mais consciente e adaptativa por parte dos educadores.
Espera-se que os alunos se beneficiem de um ambiente escolar mais inclusivo, onde suas necessidades individuais são melhor compreendidas e atendidas, promovendo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional.
A semana de formação no Colégio Salesiano Juazeiro do Norte representou um passo significativo na capacitação dos educadores para lidar com a diversidade de necessidades dos alunos. Com um enfoque renovado em estratégias educacionais inclusivas e colaboração entre a equipe, estamos bem posicionados para promover um ambiente de aprendizagem que valoriza e respeita a singularidade de cada aluno, preparando-os para um futuro de sucesso e integração na sociedade.
![](https://static.wixstatic.com/media/08f773_95b2eb7dcb154c6c91860c868d07bfd6~mv2.png/v1/fill/w_49,h_35,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/08f773_95b2eb7dcb154c6c91860c868d07bfd6~mv2.png)