top of page
Nossa abordagem interacionista e psicoafetiva permite que as crianças se envolvam naturalmente com experiências significativas que irão influenciar positivamente a sua forma de se relacionar com a vida escolar que têm pela frente.
A coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família.
INFANTIL II | INFANTIL III | INFANTIL IV | INFANTIL V
Galeria Infantil
Materiais
Coleção Girolhar | Material Didático Infantil
Projetos Pedagógicos
-
IDENTIDADENasceu com Dom Bosco e Madre Mazarello que ainda hoje caminham conosco, oferecendo ao mundo um jeito de ser e viver que tenha sentido. Através do sistema preventivo, educamos evangelizando e evangelizamos educando. Disso não abrimos mão.
-
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICAO estilo educativo salesiano prioriza a aprendizagem, oferecendo uma educação de excelência, no desejo que nossos alunos sejam capazes de enfrentar os desafios da atualidade com competência, mas também, com alegria, com projetos de vida voltados para realização pessoal, espiritual e humana. Corroboramos com Henri Wallon ao compreender a dimensão afetiva como relevantes nos processos de aprendizagem. Reconhecemos como referência a base epistemológica interacionista, à luz das ideias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, a qual compreende a aprendizagem a partir da interação entre os sujeitos e o meio em que estes se encontram.
-
ORGANIZAÇÃO CURRICULAREm áreas, tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.
-
TRAÇOS HISTÓRICOSA atuação da Igreja na área da educação, desde o alvorecer de nossa pátria, tem sido marcante e significativa. O Salesiano instalou-se no Recife em fevereiro de 1895, conquista de uma intensa movimentação de uma influente parcela da sociedade pernambucana. Aliás, no final do século XIX, muitas congregações educadoras europeias aportaram no país, em resposta aos apelos insistentes de um Brasil preocupado com a qualidade da educação das novas gerações. Os Salesianos desembarcaram no Recife, no antigo Lamarão (o porto ainda estava em construção) em fins de 1894. Chegaram de barco ao sítio onde hoje está o Colégio. De barco, porque havia um pequeno porto onde hoje é o parque aquático. Tudo por ali era mata fechada,mangue. Entre o Colégio e Hospital Pedro II havia apenas uma coroa de terra, chamada Ilha do Leite. Chegava-se de barco pelo Rio Beberibe e por camboas. Camboa é um lago artificial que se forma com a maré cheia. O Colégio se instalou em um antigo casarão, o Solar do Mondego, hoje não mais existente. Em 10 de fevereiro de 1895, três meses após a chegada dos missionários, houve a solene inauguração da instituição, com o nome de Colégio Salesiano de Artes e Ofícios do Sagrado Coração. O nome exprime a devoção de Dom Bosco (1815-1888), fundador da família salesiana, ao Sagrado Coração de Jesus. Na verdade, essa devoção vinha em grande crescimento em toda a Igreja naquele período. E Dom Bosco tinha sido incumbido pelo Papa Leão XIII, em 1884, de construir a Basílica do Sagrado Coração em Roma. Há que se dizer que os Salesianos não chegaram ao Recife apenas pelo interesse das lideranças católicas da sociedade pernambucana. O impulso missionário dado pelo fundador Dom Bosco foi igualmente fundamental. A obra salesiana surgiu em Turim, no norte da Itália e depressa se espalhou pela Europa e pela América. A mais que centenária Casa de Educação da Rua Dom Bosco, centro irradiador de cultura, educação, evangelização, hoje expressa sua missão em várias frentes: Colégio, Faculdade, Teatro, Basílica, Parque Esportivo, Oratório.
bottom of page